Paper Excellence e ONG Programando o Futuro promovem Caravana do Lixo Eletrônico em Três Lagoas (MS)

paper-excellence-descartes

  • Ação ocorre entre os dias 28 e 29 de novembro, na frente da Feira Central de Três Lagoas
  • Um ônibus tecnológico e um Ponto de Entrega Voluntária estarão à disposição da população para o descarte de resíduos eletrônicos
  •  Projeto visa contribuir para a preservação do meio ambiente, para a criação de polos de economia circular, além da formação de jovens e adultos em cursos de inclusão digital.

Três Lagoas, 27 de novembro de 2023 — A Paper Excellence, uma das maiores produtoras de papel e celulose do mundo, e a ONG Programando o Futuro, que atua no fortalecimento da tecnologia e do empoderamento digital de comunidades em todo o Brasil, promovem em Três Lagoas, Mato Grosso do Sul, nos dias 28 e 28 de novembro, a Caravana do Lixo Eletrônico. A iniciativa conta com o apoio da Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Agronegócio.

A iniciativa, que será realizada na frente da Feira Central de Três Lagoas, é uma ação inovadora de logística reversa, recondicionamento e reciclagem de equipamentos eletrônicos que visa contribuir para a criação de polos de economia circular e formação de jovens e adultos em cursos de inclusão digital. A Caravana do Lixo Eletrônico é uma ação itinerante e circula pelas cidades de todo o Brasil. Nela, a população pode descartar seus resíduos eletrônicos que não estão mais em uso, de forma segura.

Desde o lançamento das Caravanas do Lixo Eletrônico, em outubro de 2020, já foram realizadas mais de 80 atividades, recolhendo toneladas de equipamentos eletrônicos. Todo o processo de coleta, triagem e destinação dos resíduos é feito de forma responsável, de acordo com as normas ambientais, e reaproveitado para promover a educação de jovens.

“Além de contribuir para a preservação do meio ambiente, as Caravanas do Lixo Eletrônico promovem a inclusão digital e a formação profissionalizante de jovens, gerando oportunidades e transformando vidas. O projeto é um exemplo de como é possível aliar tecnologia, sustentabilidade e educação”, afirma Vilmar Simion, Presidente da ONG Programando o Futuro.

ONIBUS INTERATIVO

Um ônibus interativo ficará à disposição da população com vídeos sobre capacitação, economia circular e dos projetos de reciclagem. Além disso, oferece uma exposição explicativa sobre os resíduos e de como fazer a coleta de forma segura. O ônibus também oferece um museu dos eletrônicos, onde é exibido uma coleção de itens raros cujos participantes mergulham em uma jornada fascinante pela história tecnológica e testemunham a transformação dos dispositivos eletrônicos ao longo dos anos.

SERVIÇO

CARAVANA DO LIXO ELETRÔNICO 

Data: 28/11 e 29/11 Hora: 09h00 às 18h00

Local: Na frente da Feira Central de Três Lagoas

Compartilhe