O Brasil é um país de dimensões continentais, sendo o 5º maior em extensão territorial no mundo. É natural que com fronteiras tão extensas, um dos grandes gargalos sociais que demandam constante atenção é a integração da população, e a Paper Excellence está ciente dessa realidade.
Não por acaso temos uma enorme malha rodoviária que interliga as nossas cinco regiões e o interior ao litoral. Um dos filmes brasileiros mais famosos no mundo é Central do Brasil, que trata muito sobre as conexões de caminhos, especialmente nas regiões do Sertão nordestino, ou da grande região da floresta Amazônica, ambas regiões onde comunidades vivem isoladas. Alguns lugares são impossíveis até mesmo de se chegar por via terrestre, sendo a viagem de barco a única opção.
Leia também: Paper Excellence — Prêmio Marco Maciel e o Papel de Cada Um
Quando imaginamos esse cenário inserido em uma pandemia como a da COVID-19, temos duas características a serem observadas:
1) O isolamento dessas comunidades lhes confere certa vantagem, pois a contaminação depende de um grande fluxo de pessoas, que é menor nesses locais.
2) Por outro lado, uma vez que esse contato aconteça, essas comunidades são por vezes desprovidas de estrutura para tomar as medidas de saúde necessárias, e necessitam buscar auxílio nos grandes centros.
A Paper Excellence entende que o resultado esperado é que em um país com uma desigualdade social tão grande como o Brasil, uma crise de saúde pode agravar ainda mais essas diferenças, especialmente para os que têm menos condições.
A desigualdade do interior
Em meados de Março, a pandemia quando atingiu o Brasil em larga escala afetou principalmente os grandes centros urbanos. Porém, em meados de Julho já era possível afirmar que, de uma forma contraditória, o interior se tornou o epicentro das infecções, concentrando o maior número de doentes e de óbitos do que os dos grandes centros.
Isso aconteceu não só pela falta de leitos hospitalares, muitas vezes inexistentes em comunidades quilombolas, indígenas e de agricultura familiar: a falta de medidas de prevenção como máscaras, produtos de higiene e até mesmo orientação sobre a doença foram as principais causas da disseminação do coronavírus no interior do país.
A Paper Excellence construindo pontes
É ciente dessa realidade que temos a responsabilidade com o programa “O Papel de Cada Um”, que visa contribuir para o combate a pandemia nos locais onde estabelece presença. Exemplo disso foi a distribuição de máscaras antivirais para a comunidade Ofaié, em Três Lagoas (MS). É através da integração dessas realidades ao esforço mundial que vamos conseguir combater o coronavírus: construindo pontes.
Siga a Paper Excellence em outros canais sociais:
Site | Instagram |Twitter | Pinterest | Soundcloud| Facebook | Medium | Youtube